sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Oficina de Produção Textual: Rede Cultural

Oficina realizada, em 2007, em uma escola particular de Teresina, Piauí.

Ministrante: Léa Mara dos Santos Alves



APRESENTAÇÃO


Escrever é, antes de tudo, comunicar idéias ao maior número de interessados possíveis, visando ser compreendido. É, portanto, no mínimo, estranho que na escola, local privilegiado para o exercício da escrita, o aluno tenha que aprender a escrever reproduzindo pensamentos alheios para um único leitor que se interessa muito mais em avaliar do que compreender.

Diante disso, o presente projeto, denominado Rede Cultural, aponta para uma proposta diferente na realização de uma Oficina de Produção de Textos que contempla envolver os alunos na leitura, análise e produção de diversos gêneros com ênfase na argumentação e informação, procurando motivar o estudante a escrever suas próprias impressões sobre o mundo que o rodeia orientados por propostas textuais apresentadas pelo professor. Esses textos, que serão discutidos, revisados e selecionados pelos alunos, farão parte da construção de um contexto real de escrita e recepção, o qual será concretizado na formação de um blog que servirá de meio para a publicação dos textos produzidos pelos alunos, permitindo o acesso irrestrito à leitura dos mesmos e gerando a comunicação entre escritor e leitores por meio dos comentários postados. A publicação virtual dos textos será trabalhada visando uma socialização destas produções.

A Oficina ocorrerá nos meses de maio, junho e julho, com um encontro semanal de duas horas/aula cada, nas terças-feiras. O projeto Rede Cultural destina-se a estudantes de Ensino Médio, especificamente os alunos do 2º ano.


JUSTIFICATIVA

Dominar a língua oral e escrita é cada vez mais fundamental para a participação social efetiva. E é fator inquestionável no sucesso pessoal a necessidade de saber expor suas idéias de forma clara, concisa e coerente, argumentando com eficácia. Diante dessa verdade e considerando a realidade da escrita de estudantes, o projeto Rede Cultural tem como prioridade orientar a produção de textos com ênfase na argumentação e na informação. Isto não quer dizer que apenas a função referencial da linguagem será explorada; pois, sempre que necessário, outras opções estilísticas serão abordadas de forma a conscientizar o aluno sobre usos e abusos da linguagem, enquanto fazer social.

O texto literário também é importante, mas a não abordagem dele na oficina, de forma direta fundamenta-se simplesmente pelas características artísticas próprias deste, que são subjetivas e fugidias da escrita padrão, não contemplando o tipo de trabalho proposto, o qual se baseia principalmente na formulação das informações veiculadas nos textos.

No entanto, não se pretende transformar a Oficina em um curso convencional de redação que privilegia aspectos técnicos ou gramaticais, embora também os inclua. Mas sim, abordar os mais diversos tipos de gêneros textuais para que se possa promover a aproximação do aluno com a enorme diversidade de atividades enunciativo-discursivas das esferas sociais. E para expressar suas idéias em um gênero determinado é necessário que o aluno seja posto em contato com um modelo desse gênero, o qual lhe servirá de referência. Portanto, a leitura será abordada na oficina como fator motivador e norteador para as produções escritas.

É importante ressaltar que o projeto Rede Cultural não deve ser interpretado como suficiente em si mesmo, desconsiderando o conhecimento apreendido em sala de aula. Pelo contrário, buscar-se-á uma integração com os outros professores das diversas disciplinas, abrindo espaço no blog para as mais variadas atividades planejadas para a publicação de resultados, relatórios, passeios e outros.

OBJETIVOS


Objetivo Geral

1. Produzir textos observando o plano das convenções gráficas, das regras sintáticas, semânticas e pragmáticas.


Objetivos Específicos

1. Ler, analisar e produzir textos com diferentes tipologias, intencionalidades e estilos;
2. Reconhecer e desenvolver etapas fundamentais do processo da escrita em gêneros diversos;
3. Publicar os textos produzidos pelos alunos em blog para que sejam lidos e comentados por leitores interessados.

PROPOSTA DO PROJETO

O projeto Rede Cultural tem a proposta de realizar uma Oficina de Produção de Textos com ênfase na informação de temas variados, privilegiando a função referencial. O público-alvo do projeto Rede Cultural são os estudantes de Ensino Médio, especificamente os alunos do 2º ano. Sendo que, para desenvolver este projeto, será utilizado como mecanismo o gênero textual “blog”, no qual os alunos irão publicar seus textos para diferentes leitores sobre assuntos diversos, considerando os seus interesses nos universos pessoal, familiar, escolar e social, anteriormente discutidos, avaliados e selecionados por eles.

Após a seleção do tema, será apresentada uma proposta de produção textual pelo professor, com o objetivo de tornar a escrita prazerosa e com sentido realmente social (aluno-comunidade). Pretende-se estimular o escritor a sentir prazer ao produzir seu texto. Essa produção ocorrerá em sala de aula e será avaliada pelos alunos, em grupo, com a participação efetiva do professor.

Após a avaliação grupal, serão selecionados os textos produzidos pelos alunos para serem veiculados no blog da turma, os quais serão submetidos aos comentários dos leitores, podendo inclusive gerar debates.

Dessa forma, é propiciada aos participantes a experiência de se posicionarem como organizadores, debatedores e formadores de opinião, estimulando-os a se empenharem na busca de um raciocínio cada vez mais claro, coerente e crítico já que suas produções estarão sendo publicadas na internet, estando ao alcance de todos os que navegam na rede. Outra vantagem do blog é a possibilidade de o aluno trabalhar com a intertextualidade através de imagens, músicas ou links para outros textos na web que sirvam para enriquecer a sua produção.

Assim, a idéia de se trabalhar com o blog como ferramenta pedagógica surge a partir de quatro pontos principais: formação descentralizada, publicação dos textos em tempo imediato, interação com os leitores através de comentários e a atração que essas páginas virtuais exercem sobre os jovens.

O educador Paulo Freire pregava que a leitura e a escrita são os mais poderosos meios de comunicação, os quais permitem entender e apreciar as idéias dos outros e expressar as suas, mostrar o que se sabe, o que se quer dizer para o resto do mundo e o que os outros estão lhe transmitindo ou expressando, isso também ajuda o indivíduo a se integrar no mundo de um modo igualitário e justo.

No entanto, ainda hoje são bastante conhecidas as estatísticas sobre a educação brasileira, as quais revelam um número muito grande de alunos que terminam os anos escolares sem conseguir utilizar as habilidades de ler e escrever como recurso para compreender e expressar seu contexto social (analfabetismo funcional). Os problemas observados especificamente na escrita continuam sendo os textos mal seqüenciados, com graves problemas de incoerência, fora de seu contexto de produção e deficientes em ortografia. Nacir Abdala, considerando a escola como um autêntico lugar de comunicação por causa das ocasiões de recepção/produção de texto, diz que:

Algumas das prováveis razões das dificuldades para redigir pode ser o fato de a escola colocar a avaliação do produto como objetivo da escrita, de privilegiar aspectos gramaticais, de impor tópicos a serem desenvolvidos, de não fornecer comentários ou até de mostrar pouco interesse pela escrita, privilegiando, por exemplo, a leitura de forma mecânica, que não oferece desenvolvimento criativo [...]

Considerando essas afirmações, o projeto Rede Cultural é uma busca pelas competências da escrita como expressão coerente da visão pessoal do aluno sobre o que ele vê e sente como cidadão crítico do mundo, aproximando sua produção de sua realidade vivenciada e distanciando-a da avaliação, da imposição de idéias difundidas e da participação meramente corretiva do professor. Dessa forma, pretende-se desenvolver no aluno o uso da linguagem escrita de forma crítica para aprimorar a habilidade de argumentação nas produções textuais e estimular a liberdade de pensamento.

Para a efetiva realização desse projeto é imprescindível a participação e o apoio de toda a comunidade escolar (direção, professores, funcionários e outros alunos) no que diz respeito à ajuda na divulgação, ao acesso do blog, leitura e comentários, pois é necessário que o aprendiz possa sentir que realmente está produzindo para um leitor – que não deve ser somente o professor.


METODOLOGIA

As aulas do projeto Rede Cultural decorrerão no formato de oficina com duração de três meses, configurando-se em um encontro semanal de duas horas/aula cada.

Antes do início das atividades, será realizada uma avaliação diagnóstica sobre a situação da escrita no grupo através de um questionário a ser respondido no primeiro encontro. Esse questionário informará o grau de dificuldade ou facilidade na expressão verbal de cada aprendiz e possibilitará uma avaliação mais correta do avanço na escrita dos estudantes após o término da oficina.

Em todas as aulas serão feitas leituras de textos com temas e estruturas de interesse do grupo, seguidas do reconhecimento do gênero, do vocabulário, estrutura textual, figuras de linguagem, estilo, recursos lingüísticos e uma investigação dos efeitos de sentidos possíveis para a compreensão do discurso. Todas essas atividades serão construídas a partir do conhecimento prévio dos participantes, de pesquisas e atividades de discussão, gerando-se uma troca de experiências no primeiro momento em sala de aula entre alunos-alunos e alunos-professor e no segundo momento no blog.

Para a implantação do blog serão necessários alguns passos que iniciarão os alunos nas atividades de escrita como: resumo sobre a história e funcionamento dos blogs; escolha do nome da página virtual; relatórios que contem sobre a criação, evolução e participação dos alunos no novo blog; editorial contendo carta de apresentação, objetivos e regras de funcionamento e participação no diário; divulgação publicitária através de folders. Dessa forma, os estudantes se sentirão mais à vontade e estimulados a escrever à medida que a proposição de produção textual seja bem clara e definida, apresentando-se as “coordenadas” do contexto de produção.


AVALIAÇÃO

O processo de avaliação a ser adotada fundamentar-se-á em critérios interativos desenvolvidos através de reflexões teóricas e abordagens práticas. Será contínuo e sistemático nos níveis formativo e somático. Levar-se-á em conta a pontualidade/assiduidade às aulas, o empenho e desempenho dos alunos nas atividades propostas.

CRONOGRAMA DOS CONTEÚDOS
MAIO


02.05 - Encontro especial: Bem-Vindos!

-Aplicação do questionário (avaliação diagnóstica)
-Distribuição de várias espécies de gêneros textuais (livros, catálogo, folheto, jornal, revista e outros) pela sala para que os alunos entrem em contato possam manusear.
-Conversa com os alunos sobre o questionário e gêneros textuais
-Explicação do professor sobre fatores de textualidade.
-Identificação dos fatores de textualidade pelos alunos em um gênero escolhido por eles.
-Explicação da oficina Rede Cultural e do Blog
-Pesquisa-resumo sobre a história e funcionamento dos blogs.


08.05 – Eu descobri...

-Conversa sobre o que os alunos viram de mais interessante nos blogs que visitaram e o que descobriram.
-Leitura individual, seguida de análise pelo grupo, de um artigo sobre o mundo dos blogs e suas novidades.
-Divisão em grupo de três alunos para lerem seus resumos entre si e escreverem um resumo das idéias mais interessantes na visão deles para a construção de um blog.
-Reunião dos alunos para que cada grupo defenda seu artigo para ser o documento norteador do blog da turma.


15.05 – Memória e registro: documentando o nosso nascimento.

-Discussão sobre a importância de se registrar a existência de algo ou alguém.
-Apresentação do Relatório: uma forma de documentar e analisar o andamento e evolução de um projeto.
-Construção do relatório: atividade individual com o auxílio do professor.
-Revisão e reescrita.
-Aprovação do relatório que ficará com o professor.
-Todos os dias um aluno será escolhido para ser o relator do encontro e deverá apresentar o seu relatório 15 minutos antes do término da aula.


22.05 – Ei, você aí! Escolhendo o título.

-Compreensão da importância e surgimento dos títulos nos textos.
-Análise da junção de discurso e resumo em textos jornalísticos e publicitários a partir da amostra de alguns títulos inteligentes, frases bem elaboradas e nomes de marcas.
-Distribuição de textos e imagens para que os alunos criem títulos ou frases para eles.
-Apresentação da atividade para os colegas.
-Discussão sobre propostas para o título do blog.
-Leitura do relatório.


29.05 – Recebendo bem o nosso leitor.

-Manuseio de revistas e jornais para localizar o editorial.
-Leitura, de forma analítica, de editoriais de revistas, jornais e sites (previamente impressos) para observação de estrutura, autor e conteúdo.
-Questionamento sobre a estrutura e o conteúdo observados pelos alunos e sobre a importância desse espaço.
-Criação de uma lista sobre os diferentes assuntos que estarão no blog para que eles escolham o que mais lhes agrada.
-Divisão da turma por afinidade de temas para a criação de editoriais e nomes para as colunas.
-Troca dos editoriais entre os grupos para avaliação, revisão e aprovação.
-Leitura do Relatório


JUNHO


05.06 – Aula especial: Mãos à obra!

-Leitura e discussão de um artigo sobre o mau uso da internet.
-Criação de regras para o uso do blog.
-Início da montagem do blog da turma em um site previamente escolhido.
-Divisão dos alunos em grupos. Cada grupo receberá uma tarefa específica para a concretização da construção do blog.
-Seguindo as orientações do professor, cada grupo fará o upload (lançar na internet) dos editoriais de suas colunas.
-Leitura do Relatório


12.06 – Quem não se comunica se trumbica!

-Leitura sobre o processo da comunicação e os elementos que geram o sucesso ou o fracasso de uma mensagem.
-Manuseio e visualização de várias propagandas impressas em revistas, jornais e folders.
-Seleção de uma propaganda que mais tenha chamado a atenção e socialização com a turma do que foi observado sobre estrutura, conteúdo e linguagem utilizada.
-Exposição sobre elementos mais importantes da linguagem e meios de comunicação da publicidade.
-Divisão da turma em grupos de três a quatro alunos e distribuição de tarefas para que a turma monte a campanha de divulgação do blog para folders e cartazes.
-Leitura do Relatório


19.06 – Patrocínio é coisa séria.

-Conceituação e utilização dos documentos burocráticos.
-Observação e manuseio de documentos burocráticos: ofícios, memorandos, requerimentos e atas.
-Análise sobre as características observadas nestes documentos feita pelos alunos.
-Exposição dos elementos presentes na estrutura, conteúdo e linguagem de documentos burocráticos.
-Produzir um requerimento para a direção da escola solicitando uma ajuda financeira para produzir o material da campanha publicitária do Blog.
-Troca dos textos produzidos entre os alunos, avaliação e reescrita.
-Escolha de um requerimento para ser enviado à direção.
-Leitura do Relatório


26.06 – Desconstruindo textos de escritores cheios de estilo.

-Leitura sobre a importância da leitura para escrever bem.
-Leitura individual de notícias, crônicas e contos previamente escolhidos focando os aspectos formais dos textos.
-Exposição de trechos dos textos para o grupo e análise dirigida sobre os recursos lingüísticos e estéticos usados pelo escritor.
-Divisão da turma em duplas e continuação da análise, marcando e listando nos textos os diferentes recursos lingüísticos que são percebidos.
-Socialização do resultado das análises.
-Leitura do Relatório.


JULHO


03.07 - Criar: 1% de inspiração e 99% de transpiração.

-Divisão da turma em grupos de acordo com os temas que eles trabalharão no blog.
-Leitura de textos escolhidos pelo professor. Cada grupo lerá variados gêneros que abordem os temas previamente escolhidos por eles.
-Orientação do professor em discussões promovidas nos grupos.
-Produção de textos pelos alunos em gêneros individualmente escolhidos por eles.
-Revisão dos textos com a orientação do professor, colegas e material de apoio.
-Leitura do relatório
-Publicação no blog dos textos terminados e revisados.


10.07 – Jornalistas escolares.

-Leitura de reportagens em jornais e revistas
-Explicação dos elementos de um texto jornalístico.
-Listagem das lembranças de acontecimentos importantes e interessantes na escola.
-Distribuição das notícias entre os alunos de acordo com seus interesses.
-Produção individual das notícias.
-Revisão dos textos com orientação do professor, colegas e material de apoio.
-Leitura do relatório.
-Publicação no blog das notícias terminadas e revisadas.


17.07 – Todos juntos, vamos!

-Divisão da turma em três grupos.
-Explicação da atividade Escrita Coletiva.
-Distribuição e leitura de vários textos abordando três temas diferentes, escolhidos previamente por eles, um para cada grupo.
-Orientação do professor em discussões promovidas pelos grupos.
-Produção grupal de artigos que explanem sobre o tema abordado nos grupos.
-Dinâmica de escrita: a cada 5 minutos muda o escritor, enquanto todos juntos buscam ajudar o colega da vez.
-Revisão dos textos com orientação do professor, colegas e material de apoio.
Leitura do relatório.
-Publicação no blog dos artigos terminados, revisados e considerados bons por toda a turma.


24.07 – História em quadrinhos. Oba!

-Manuseio e leitura de revistas em quadrinhos de modelos variados.
-Identificação dos aspectos estruturais e lingüísticos dos quadrinhos.
-Distribuição entre os alunos de imagens de personagens das histórias e tirinhas formando uma seqüência visual.
-Produção do texto nas histórias de acordo com a interpretação individual das seqüências visuais.
-Revisão dos textos com orientação do professor, colegas e material de apoio.
-Leitura do relatório.
-Publicação no blog, com a ajuda de scanner, das histórias criadas e revisadas.


31.07 – Tudo o que é bom acaba rápido.

-Conversa sobre os conteúdos estudados na Oficina Rede Cultural.
-Avaliação sobre o blog e discussão sobre sua manutenção.
-Escrita de uma carta ao professor falando do aprendizado e dificuldades, sobre as impressões do projeto e visão anterior e atual da escrita.
-Considerações finais do professor sobre o projeto e a evolução dos alunos.
-Confraternização de encerramento

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABDALA, Nacir. Concepções de leitura e de escrita. Disponível em . Acesso em 17 abr. 2007.

BAZARD, Elie. Ler e dizer. Compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 1994.

BETING, Graziella. Aprender aumenta a auto-estima. Nova Escola. São Paulo: Abril, p. 30-31, dezembro de 2003.

PASSARELLI, Lílian Ghiuro. Ensinando a escrita – o processual e o crítico. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

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