sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Teresina: Verde, quero ver-te!

Projeto de intervenção no meio ambiente escrito na disciplina de Responsabilidade Social no curso de Especialização em Docência do Ensino Superior na Faculdade Santo Agostinho, Teresina, Piauí, sob orientação das professoras doutoras Glayds Saraiva e Jovina Silva.
TEMA: Meio Ambiente

JUSTIFICATIVA


O meio ambiente é um fator influente na qualidade de vida de qualquer ser vivo existente no nosso planeta, porém, muitas vezes em meio a uma sociedade industrialista e tecnológica, não tem recebido a atenção adequada. Como conseqüência disso, a natureza vem respondendo de forma negativa e os problemas gerados por essas respostas têm feito com que ao menos uma parcela da população considere as discussões sobre a questão ambiental como sendo cada vez mais urgentes e importantes. Afinal, o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

Dentre os males causados ao Meio Ambiente encontra-se o desmatamento, derrubadas e queimadas de árvores e poluição da água e do ar. Observando o problema, este projeto, que tem como tema “Teresina: Verde, quero ver-te!”, é uma ação em favor da natureza, visando a arborização responsável de nossa capital.

A arborização urbana relaciona-se ao conjunto de vegetação arbórea de uma cidade, seja natural ou cultivada. Este conjunto reúne as árvores presentes nas vias públicas, calçadas, canteiros, praças, jardins, parques e áreas particulares.

Com este projeto, busca-se a compreensão da ação benéfica das árvores para a melhoria da qualidade de vida dos teresinenses e também o conhecimento das conseqüências do desmatamento, conscientizando a população sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Espera-se que este projeto contribua para a preservação de nossa cidade, sabendo que a arborização desempenha funções muito importantes, proporcionando ao homem saúde, lazer e estética.


PROBLEMATIZAÇÃO


Sabendo-se que o verde tem grande importância para as cidades, principalmente com relação à qualidade de vida de sua população, faz-se necessário a constante intervenção do poder público e privado no sentido de monitorar e organizar, executando medidas e manejo que visem a preservação e adequação do verde no município.

Dessa forma, foi elaborado o projeto “Teresina: Verde, quero ver-te!” com o seguinte questionamento: Quais os benefícios das árvores para a melhoria da qualidade de vida da população de Teresina?


OBJETIVOS


GERAL:
  • Compreender a ação benéfica das árvores para a melhoria da qualidade de vida

ESPECÍFICOS:

  • Entender as conseqüências do desmatamento, conhecendo também as práticas de preservação do meio ambiente por meio de palestras e oficinas.
  • Promover a através da plantação de mudas arbóreas.
  • Conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



A falta de respeito e cuidado com nosso planeta compromete o equilíbrio ecológico. Os efeitos como o esgotamento da matéria prima, a quebra dos ciclos responsáveis pela recomposição natural desses recursos, a contaminação do ar, do solo e da água, a extinção acelerada de espécies animais e vegetais nos indicam claramente que a realidade não é um fato somente de produção e consumo.

Entretanto, sabe-se que a natureza não reclama, não discute: reage. Dessa forma, observou-se a necessidade de buscar o desenvolvimento de ações práticas e conscientizadoras, objetivando o interesse pela preservação do meio ambiente como fator determinante na relação homem-natureza e como conseqüência e garantia de qualidade de vida.
Mudar para uma vida sustentável e atenta às necessidades da Terra será, para a maioria das pessoas, um passo enorme. Não é mais aceitável pensar em conservação e desenvolvimento como se fossem idéias opostas, mas precisamos reconhecer que são partes de um mesmo processo necessário.

Viver de modo saudável é um princípio que deve ser adotado por todos, mas isto não será possível enquanto houver milhões de pessoas privadas do essencial para viver bem. a fim de que possamos pensar no bem-estar das futuras gerações – e de outras espécies – precisamos de um novo tipo de desenvolvimento, o qual melhore a qualidade de vida da população.

A arborização é um dos elementos que contribuem para melhorar a vida nas cidades. As árvores dos passeios públicos, praças, jardins e parques urbanos trazem sombra e beleza, amenizam o clima, purificam o ar, reduzem a poluição, dão sombra e transmitem sensação de bem-estar às pessoas. Trazem vida e saúde e refletem o grau de civilidade de um local, pois o cuidado com as árvores urbanas informa muito sobre a educação de um povo e sobre o compromisso de seus governantes.

Segundo Meunier (2003), para que se tenha sucesso em programas de arborização urbana é preciso considerar alguns aspectos fundamentais na sua elaboração e execução:

  • Decisão política favorável, garantindo o direcionamento dos recursos necessários à execução do programa de arborização e a valorização dos técnicos e da participação social.
  • Conscientização e motivação da comunidade, em prol de sua efetiva participação na definição das metas e no desenvolvimento das atividades.
  • Respaldo técnico especializado para garantir o acerto em decisões mais específicas no planejamento e na condução da arborização (como no caso da seleção de espécies ou realização de podas, que exige treinamento e supervisão eficientes).

A maior parte do desenvolvimento atual fracassa por atender apenas parcialmente às necessidades humanas e por frequentemente destruir ou minar sua fonte de recursos. Um programa de arborização urbana pode tem data para começar, mas não para terminar. Precisamos de ações que sejam ao mesmo tempo centradas nas pessoas, voltadas para a melhoria das condições da vida humana e baseadas na conservação, mantendo a variedade e a produtividade da natureza.


METODOLOGIA

Esse projeto de natureza quali-quantitativo é uma idealização dos professores do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Piauí, os quais almejam a conscientização e motivação da comunidade em prol de sua efetiva participação no cuidado com o meio ambiente de nossa capital.

Para sua realização, contar-se-á com o apoio de várias entidades:

  • Apoio técnico municipal através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU-Norte);
  • Patrocínio financeiro do governo do estado;
  • Um grupo formado por 15 alunos do curso de Biologia;
  • Participação de uma escola da rede pública a cada ano de realização do projeto.

À frente do “Teresina: Verde, quero ver-te”, os professores do departamento de Biologia da UESPI estarão responsáveis por toda a ligação das entidades e realização do projeto, o qual ocorrerá anualmente durante um mês em uma escola da rede pública a ser escolhida e consultada, a fim de que seus estudantes possam aprender sobre esse importante tema e se tornarem colaboradores do projeto.

Em um primeiro momento serão escolhidos 15 alunos na universidade para participarem do projeto como monitores. Eles serão preparados teórica e ativamente para, posteriormente, passarem esse conhecimento à comunidade através de palestras, seminários e oficinas. O grupo de alunos será constante, havendo mudanças somente por término do curso ou motivos especiais. Ao final de seu tempo de permanência no projeto, os alunos receberão o certificado de monitoria.

Para a efetivação do projeto trabalharemos com: leituras textuais e interpretativas, palestras, demonstrações científicas, debates e apresentações artísticas como forma didática, estimulando toda a comunidade escolar. O primeiro contato será através de discussões orais com os alunos divididos em suas classes nas aulas de biologia, a fim de se perceber suas concepções a respeito da responsabilidade com o tema. As discussões serão orientadas pelos monitores e professores da turma. Somente depois desse primeiro contato os alunos participarão das palestras e oficinas ministradas pelos estudantes monitores e funcionários da SDU.

Folders e cartilhas serão distribuídos a fim de que os alunos possam disseminar seu conhecimento em casa e na vizinhança.

Terminados os ciclos de palestras e oficinas, a escola receberá as mudas escolhidas pela SDU para aquela região e cada aluno ficará responsável pelo plantio e manutenção de uma árvore.

A SDU será a responsável pela escolha adequada das mudas, os locais que a receberão e o registro das novas árvores.

A fiscalização rotineira no processo de crescimento das árvores ficará a cargo da comunidade escolar, a qual buscará o apoio da SDU quando for necessária alguma intervenção.

Os professores responsáveis pelo projeto, junto com os monitores, farão todos os anos uma nova observação nas mudas plantadas no ano anterior e entregarão um relatório à Universidade e outro a SDU.

A época escolhida para a realização do “Teresina: Verde, quero ver-te” foi o mês de março, uma vez que esse mês está dentro de condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das mudas.

Durante o plantio, todas as árvores terão seus dados registrados (espécie, local de plantio, data e o nome o aluno responsável). Esse registro ficará arquivado tanto na SDU, quanto na Universidade. E plantadas as árvores, os alunos se comprometerão a cuidar de suas mudas para que, ao final de um ano, ao serem fiscalizadas pela universidade, elas estejam vivas e saudáveis. Observando-se, então, uma ação ambiental positiva por parte da escola e dos alunos, será entregue, de forma solene, o certificado Escola Amiga do Verde.


CRONOGRAMA

Organização das atividades do projeto “Teresina: Verde, quero ver-te” para o ano de 2007, primeiro ano de realização.

Semana de 05 a 09 de março

Discussões em salas de aula com os alunos e monitores a cerca da importância do tema.

Semana de 12 a 16 de março

  • Palestras e oficinas com os monitores e funcionários da SDU;
  • Distribuição de folders e cartilhas aos estudantes.

Semana de 19 a 23 de março

Preparação e treinamento para o plantio e cuidado com as novas mudas.

Dias 28 e 29 de março

Visita à escola e ás árvores para observar o desenvolvimento das árvores e dos cuidados destinados a elas.


VANTAGENS E DESVANTAGENS

VANTAGENS

  • Aproximar a universidade da comunidade local e dos alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas.
  • Melhoria na qualidade de vida da população.
  • Desenvolver a idéia de responsabilidade social com o meio ambiente nos corpos discentes e docentes, como na comunidade em geral.

DESVANTAGENS

  • Falta de vontade e compromisso político com o apoio financeiro e técnico.
  • Possível não compreensão por parte das escolas sobre a importância e os benefícios do projeto.
  • Falta de comprometimento dos alunos no cuidado com as árvores.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • EDUCAÇÃO, Ministério da. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente:saúde. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasília, 2001.
  • MEUNIER, Isabelle. Planejamento da Arborização Municipal. Elementos para elaboração de um programa municipal de arborização de municípios nordestinos. Recife/PE – 2005.
  • SANTOS. Jesieldo Lima Nunes dos. Implicação do projeto Teresina + Verde no desenvolvimento de atitudes e valores. Instituto Superior de Educação Faculdade Santo Agostinho. Teresina/PI – 2006.

Um comentário:

jesieldolima@yahoo.com.br disse...

Estou muito feliz por me inclui no seu trabalho como fonte de pesquisa isso mostra o recohnecimento de um trabalho realizado com carinho e voltado para um bem comum "O nosso meio ambiente"

un abrazo

Profº.Jesieldo lima